O MUNDO É UM MOSAICO DE PONTOS DE VISTA. APRENDEMOS MUITO COM OS PONTOS DE VISTA DOS OUTROS, E PERDER NEM QUE SEJA UM PEDAÇO DESSE MOSAICO É UMA PERDA PARA TODOS NÓS.
(DAVID CRYSTAL)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CPMI para apurar violência contra mulheres é instituída

O Congresso Nacional instituiu, na última quarta-feira (14/12),  a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar a violência contra a mulher no Brasil. A criação é uma iniciativa da senadora Ana Rita (PT-ES) e de outras parlamentares do Senado e da Câmara Federal.
A CPMI será formada por 11 senadoras e senadores e 11 deputadas e deputados. Ela terá 180 dias para apurar denúncias de omissão do poder público quanto à aplicação de instrumentos legais criados para a proteção das mulheres.
Segundo Ana Rita, o objetivo da CPMI é apurar se órgãos responsáveis estão cumprindo o que determina a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). A legislação criada há cinco anos impôs mais rigor na punição de agressores e definiu mecanismos de proteção às mulheres.
Políticas públicas - Além de apurar os casos de violência e omissão no atendimento à mulher, a CPMI também deverá sugerir políticas públicas. A senadora Ana Rita disse que a comissão vai propor alternativas para melhorar atendimento e tornar mais efetivas as ações preventivas. Ela acredita que a CPMI pode se tornar um espaço de articulação das entidades que atuam no combate à violência contra a mulher.
Os partidos e blocos devem concluir nos próximos dias a indicação dos integrantes do novo colegiado, para que a CPMI possa então ser instalada.
Em 1993, a Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos reconheceu formalmente a violência contra a mulher como violação aos direitos humanos. Desde então, os governos dos países-membros da ONU têm trabalhado para eliminar esse tipo de violência, já reconhecido também como problema de saúde pública.
Dados do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostram que, de cada cinco faltas ao trabalho no mundo, uma é causada pela violência sofrida pelas mulheres dentro de suas casas.
Adriana Miranda – assessoria de Comunicação e Imprensa do Mandato

Disponível em: http://www.anarita.com.br/index.php/cpmi-para-apurar-violencia-contra-mulheres-e-instituida/     Acesso em 19/12/2011


Postado por Cecília Umbelina Roza

Um comentário:

  1. Todos os agradecimentos à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu negócio de supermercado de gêneros alimentícios em diferentes lugares. Eu tenho procurado por uma ajuda financeira nos últimos quatro anos. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de empréstimos, Sr. Russ Harry. Portanto, aconselharei qualquer pessoa que buscar fundos para melhorar seus negócios a entrar em contato com essa grande empresa em busca de ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los através do e-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir