O MUNDO É UM MOSAICO DE PONTOS DE VISTA. APRENDEMOS MUITO COM OS PONTOS DE VISTA DOS OUTROS, E PERDER NEM QUE SEJA UM PEDAÇO DESSE MOSAICO É UMA PERDA PARA TODOS NÓS.
(DAVID CRYSTAL)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O PRECONCEITO RACIAL E SUAS REPERCUSSÕES NA INSTITUIÇÃO ESCOLA.


Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.
                                                                                                               Bob Marley

Objetivo:
Com o apoio da sociedade e dos professores, tornaremos a escola em um ambiente de conscientização, onde o espaço escolar contribui, para que os alunos tenham uma visão mais ampla sobre o que é a desigualdade entre as raças, tendo a importância de estabelecer a conscientização de que a desigualdade entre as raças não passa de um mero preconceito criado por uma sociedade preconceituosa.
·         Promover peças teatrais com os alunos referentes ao preconceito e as desigualdades raciais.
·         Estabeleceremos uma pesquisa nas casas de alunos e professores, caracterizando o índice de preconceito.




Justificativa
A reflexão sobre a escola tem sempre como pano de fundo determinadas concepções da sociedade e do indivíduo. Tomar consciência destas diferentes concepções permite-nos oferecer um quadro de análise sobre a organização escolar. A abordagem sociológica da escola apresenta duas grandes concepções acerca da mesma. A primeira concepção centra a sua atenção sobre o sistema (sociedade), considerando que o indivíduo é determinado pelos condicionalismos do sistema. Esta perspectiva teve uma grande influência na análise da escola até finais da década de 80. A segunda concepção considera, ao invés, que existe a necessidade de ter em conta a construção social da realidade, onde o indivíduo tem um papel activo nessa construção. Esta perspectiva tem assumido grande relevo a partir da década de 80. A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. A escola é responsável pelo processo de socialização infantil no qual se estabelecem relações com crianças de diferentes núcleos familiares. Esse contato diversificado poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das tensões raciais. A relação estabelecida entre crianças brancas e negras numa sala de aula pode acontecer de modo tenso, ou seja, segregando, excluindo, possibilitando que a criança negra adote em alguns momentos uma postura introvertida, por medo de ser rejeitada ou ridicularizada pelo seu grupo social. O discurso do opressor pode ser incorporado por algumas crianças de modo maciço, passando então a se reconhecer dentro dele: "feia, preta, fedorenta, cabelo duro", iniciando o processo de desvalorização de seus atributos individuais, que interferem na construção da sua identidade de criança. O preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça. A capacidade de julgar um indivíduo seja pela sua posição social, maneira de pensar, de se vestir, pela raça, classe econômica ou até mesmo pela sua opção sexual, não nos compete, aliás, é direito de toda e qualquer pessoa, nascer e viver livre, sem pressões, isso está na declaração dos direitos humanos. Mas, quem respeita isso? Se, no final das contas nos tratamos todos como animais e não como seres humanos? Nossas crianças desde cedo, aprendem a hierarquia de valores, colégio público é pra criança pobre, que não tem onde cair morta, e colégio particular para aquelas que têm a sorte de fazerem parte do clã dos evoluídos; Nossas crianças desde cedo, tem nelas incutido o senso da crítica, do preconceito e da discriminação, geramos nelas não o futuro e sim a repetição do passado! Enquanto não mudarmos nossa maneira arcaica de pensar, rever nossos valores e passá-los às gerações futuras continuar a viver no inferno da violência, do desrespeito e da intolerância! É preciso que os negros sejam vistos e tratados como pessoas comuns e normais que são, e não como inferiores aos brancos. Esse é apenas o primeiro passo para a sociedade se tornar menos preconceituosa.
Descrição
O plano de ação ela envolve e beneficia a escola pesquisada, os professores, alunos e pais de alunos, onde a turma do 1º ano do E.M terá uma participação especial, para repassar essa experiência para outros alunos, pois o contexto envolverá assuntos que tratará de benefícios sobre a escola e a sociedade.
Serão desenvolvidas algumas atividades no período de um mês, em doze horas, representando assim em palestras e teatros entre as disciplinas de ensino religioso e filosofia.
Atividade 1- Os alunos terão que responder várias questões, para verificar a porcentagem de racismo na escola.
Atividade 2- Os alunos serão levados a biblioteca para pesquisar sobre a descriminação, e dessas pesquisas, anotarem as reportagens e apresentarem aos seus colegas.
Atividade 3- Promover teatros para que os alunos sintam na pele os efeitos do preconceito.
Atividades 4- serão promovidas palestras, para todas as escolas do município, focalizando, o preconceito e a desigualdade em nossa sociedade.
Atividade 5- Será feita pesquisas nas casas dos alunos, para verificar alguns tipos de preconceitos que existe na nossa sociedade.

Avaliação
O projeto será avaliado, dentre essas atividades proposta, observando assim o percurso de cada atividade observando as mudanças que as atividades trarão para a escola e os alunos assim inseridos dentro da escola. E ao final das atividades será realizada uma avaliação juntamente com os pais, alunos e professores através de um debate para verificar o que foi aprendido e o que falta a ser esclarecido, onde os alunos e pais terão a oportunidade de falar o que aprenderam sobre a questão do preconceito e da desigualdade, entre as conversas terão oportunidades de colocarem seus pontos de vista sobre o assunto.



Cronograma

Dias
11/12 á 14/12
15/12 á 17/12
18/12 á 19/12
20/12 á 21/12
22/12 á 24/12
26/12 á 27/12

Planejamento


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Execução

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Atividade1


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Atividade2

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Atividade3



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Atividade4






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Atividade5





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Avaliação





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Recursos usados no projeto
·         Papel, caneta, lápis, borracha
·         Auditório
·         Alunos, professores e pais
·         Palestrante
·         Peças de teatros
·         Revistas, jornais, internet
·         Biblioteca

População beneficiada
O plano de ação beneficiará o ambiente escolar, e aos pais de alunos. Onde terá a participação dos alunos do 1º E.M, que serão beneficiados assim como professores e a sociedade.


Referência Bibliográfica



postado por Poliana Rodrigues dos Santos

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