O MUNDO É UM MOSAICO DE PONTOS DE VISTA. APRENDEMOS MUITO COM OS PONTOS DE VISTA DOS OUTROS, E PERDER NEM QUE SEJA UM PEDAÇO DESSE MOSAICO É UMA PERDA PARA TODOS NÓS.
(DAVID CRYSTAL)

quarta-feira, 21 de março de 2012

MULHER E CIDADANIA: refletindo...


Cidadania 


Carolina Matta Machado

Em 1975, a Cidade do México foi palco da Conferência Mundial do Ano Internacional da Mulher, organizada pela ONU. O evento, que contou com a participação de oito mil mulheres representantes de 113 países e de organizações não-governamentais (ONGs), girou em torno de três temas principais: igualdade entre os sexos, integração da mulher no desenvolvimento e promoção da paz.
A Conferência serviu para consolidar novas organizações como o Centro da Tribuna Internacional da Mulher, o Instituto Internacional de Fundo Voluntário para a Mulher das Nações Unidas e para instituir os anos de 1976 a 1985 como a Década da Mulher.
Em 1979, a Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) é aprovada pela Assembleia Geral e no ano seguinte acontece na Dinamarca a Conferência da Metade da Década da Mulher. O objetivo traçado para os anos 70/80 era obter a plena participação das mulheres na vida social, econômica e política. Os governos foram convocados para promover a igualdade de homens e mulheres perante a lei, igualdade de acesso à educação, à formação profissional e ao emprego, além de igualdade de condições no emprego, inclusive salário e assistência social. Já em 1981, a Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher entra em vigor.


Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/cidadania/0122_3.html
Acesso em 21/03/2012.
Postado por Cecília Umbelina Roza
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário