O MUNDO É UM MOSAICO DE PONTOS DE VISTA. APRENDEMOS MUITO COM OS PONTOS DE VISTA DOS OUTROS, E PERDER NEM QUE SEJA UM PEDAÇO DESSE MOSAICO É UMA PERDA PARA TODOS NÓS.
(DAVID CRYSTAL)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Plano de Ação


MULHER E O PRECONCEITO NA EDUCAÇÃO
 
Poliana Rodrigues dos Santos
1-APRESENTAÇÃO
O preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual". O preconceito é um problema social que estar presente nas escolas e na sociedade, onde se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo e inclusive em toda sociedade, pois a escola é um lugar onde se tem formação da ética e da moral das pessoas ali inseridas, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários. Além da discriminação no ambiente escolar, as meninas ainda enfrentam inúmeros obstáculos em sua trajetória educativa, como o trabalho doméstico que realizam; o cuidado com os irmãos e irmãs mais novos; casamentos e gravidez na adolescência; a influência das religiões nas decisões sobre políticas educacionais – em especial as relativas à educação dos direitos sexuais e reprodutivos a pobreza; os conflitos armados; e um entorna escolar perigoso e violento.
A mulher é a maioria nas escolas onde buscam oportunidades para um melhor resultado no mercado de trabalho. A mulher tem sido uma presença crescente em todos os níveis de ensino no Brasil. A realidade do crescimento do espaço feminino tem sido percebida pela participação da mulher em diferentes áreas da sociedade que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos, assim como os indivíduos do sexo oposto.
A escola é um espaço privilegiado de formação de uma criança, mas não substitui a família e o seu papel na formação do caráter. Uma criança aprende e apreende os ensinamentos familiares, os valores cultivados, o respeito, mas também as práticas nocivas à convivência social que ali na família são explicitadas.
A escola é responsável pelo processo de socialização infantil no qual se estabelecem relações com crianças de diferentes núcleos familiares.
A proposta de uma educação voltada para a diversidade coloca a todos nós, educadores, o grande desafio de estar atentos às diferenças econômicas, sociais e raciais e gênero e de buscar o domínio de um saber crítico que permita interpretá-las, as pessoas em si não percebem que os tempos mudaram que tudo hoje é novo, a mulher é independente, não precisa somente cuidar da casa, ela pode trabalhar, estudar e cuidar da família.
Em nosso município a mulher ela sofre preconceito ao escolher sua profissão, pois seria uma profissão indicada ao ponto de vista para os homens, como por exemplo, uma mulher que escolhe ser médica, policial, etc. Parece ser o fim do mundo em que a mulher não tem como conseguir lidar com a profissão escolhida.

2-OBJETIVO GERAL DA AÇÃO

  • Promover uma pesquisa em relação aos critérios adotados pelas escolas em relação ao índice de preconceito na unidade.
  • Promover palestras focalizando a descriminação.
  • Promover debates entre alunos em relação da descriminação.
  • Passar filme relacionado ao assunto.


3- JUSTIFICATIVA

Para que a escola lute pelos seus ideais é necessário que haja um apoio da sociedade, dos políticos, e principalmente dos alunos e familiares. Para que o preconceito não afete a nossa nação é necessário lutarmos por esse problema fazendo com que os jovens não convivam com esse tipo de injustiça.
Levar esse tema para a sala de aula desde as series iniciais é uma forma de trabalhar com um tema controverso e presente em nossas vidas, oportunizando momentos de reflexão que auxiliarão na transformação social.

4-DESCRIÇÃO DA AÇÃO

O plano de ação adotará a metodologia onde a pesquisa será o foco do processo. As escolas pesquisadas passarão por uma entrevista onde tratará sobre o assunto do preconceito sobre a mulher, e a profissão que cada mulher se dedicaria em seu futuro, que será aplicada a 10% dos atores enviados - professores, alunos e funcionários objetivando, onde se tiverem amostragem que possa dar qualidade ao resultado da mesma.
Após a aplicação dos questionários os mesmos serão tabulados e seus resultados apresentados às escolas pesquisadas, socializados e debatidos os resultados constarão do resultado conclusivo das pesquisas apresentada.

5- CRONOGRAMA

Elaboração do projeto- 2° quinzena de setembro.
Execução do projeto- 1° quinzena de outubro.


6-POPULAÇÃO BENEFICIADA

Os públicos alvos a ser atendido com estas atividades são:

  • As escolas orientadas e pesquisadas;
  • A população do município;
  •  A família dos alunos das escolas pesquisadas;


7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



http://www.fundaj.gov.br <acesso em30 de setembro de 2011>


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