O MUNDO É UM MOSAICO DE PONTOS DE VISTA. APRENDEMOS MUITO COM OS PONTOS DE VISTA DOS OUTROS, E PERDER NEM QUE SEJA UM PEDAÇO DESSE MOSAICO É UMA PERDA PARA TODOS NÓS.
(DAVID CRYSTAL)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Desigualdades raciais e realização socioeconômica: uma analise das mudanças

Fichamento
                                                        FEITO POR:     POLIANA RODRIGUES         DOS SANTOS

 Desigualdades raciais e realização socioeconômica: uma analise das mudanças

 Políticas públicas e raça

Desigualdades raciais e realização socioeconômica: uma analise das mudanças

A desigualdade entre as raças são constantes, a diferença que existem entre brancos e negros é muito grande na nossa sociedade, em relação à renda familiar, educação, para os negros tudo é mais difícil.
A desigualdade entre as raças no mercado de trabalho para os negros é bem injusta, é muito complicado um negro conseguir trabalho, é muito mais difícil para as mulheres negras, porque o trabalho que ela consegue no máximo é de secretária do lar, ou cozinheira, já os homens no trabalho pesado.
Mesmo que as pessoas falam que não tem preconceito, ela possui e não sabe, pois não aconteceu nada ainda em sua vida que demonstrasse o preconceito, ou já aconteceu e passou por despercebido, pois quem sofre que lembra e não quem comete.
Podemos observar que no mercado de trabalho, o negro sempre fica em um cargo abaixo de um branco. As mulheres negras que conquistam melhores cargos no mercado de trabalho despendem uma força muito maior que outros setores da sociedade, sendo que algumas provavelmente pagam um preço alto pela conquista, muitas vezes, abdicando do lazer, da realização da maternidade, do namoro ou casamento. Pois, além da necessidade de comprovar a competência profissional, têm de lidar com o preconceito e a discriminação racial que lhes exigem maiores esforços para a conquista do ideal pretendido. A questão de gênero é, em si, um complicador, mas, quando somada à da raça, significa as maiores dificuldades para os seus agentes.


Os principais conceitos foram:


  •          Racismo–Apesar de toda a modernidade vivida pelas sociedades atuais, infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação por causa de diferenças raciais. Nas teorias da lei e nas práticas do cotidiano, o racismo é uma atitude que deve ser abolida, mas ainda hoje, muita gente nem sabe o que é. Por isso, é bom esclarecer algumas dúvidas sobre o que é o racismo. O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras
·         Estratificação social- É o agrupamento dos membros de uma sociedade em camadas ou estratos superpostos e hierarquizados segundo algum critério de importância sociológica. Praticamente todas as sociedades desenvolvem sistemas de relações hierárquicas ou estratificação social. Se não existisse estratificação em uma sociedade, esta, necessariamente, possuiria uma população pequena e homogênea. Suas ocupações seriam de tal natureza, que não existiria qualquer divisão de trabalho, nem haveria competição, nem conflito. É difícil imaginar uma sociedade que atenda a estas condições, a não ser em circunstâncias muito incomuns ou realmente primitivas. Uma sociedade mal consegue durar sem uma divisão de suas funções sociais.
  • Evolução do IDH- é composto das seguintes dimensões: longevidade, medida pela ‘esperança de vida ao nascer’; educação, medida por dois indicadores: taxa de alfabetização de pessoas maiores de 15 anos; taxa bruta combinada de escolarização nos três níveis básicos de ensino, ou seja, proporção de pessoas no ensino fundamental, médio e superior em relação à população em idade escolar; renda, medida pelo PIB ‘per capita’.
·         Renda familiar e pobreza- Um país pode ser muito rico e seus habitantes muito pobres. Ou pode não ser tão rico e seus habitantes desfrutarem de um padrão de vida superior ao de um país que tenha uma renda per capita maior. Indivíduos classificados como pobres e miseráveis são normalmente os maiores demandantes dos serviços públicos, evidentemente assim o fazem por insuficiência da renda, o que reforça, considerando a dualidade estrutural da economia brasileira, a necessidade de que os governos possam melhor estrutura oferecimento dos serviços públicos, avaliando os seus impactos na resolução das demandas imediatas e no melhor equacionamento das necessidades estruturais dos agentes, que possam contribuir para redução dos indicadores de vulnerabilidade social existentes. O que determina essa diferença é o perfil da distribuição de renda, ou seja, como a riqueza total que é produzida no país se distribui entre os habitantes. Muitos querem relacionar os problemas de distribuição de renda a questões ideológicas. Na realidade trata-se de uma questão fundamental de macroeconomia e com ela se preocupam as maiores entidades mundiais, adeptas das mais variadas ideologias, da extrema direita à extrema esquerda.São pobres as pessoas que não suprem permanentemente necessidades humanas elementares como comida, abrigo, vestuário, educação, cuidados de saúde etc. Tem fome aqueles cuja alimentação diária não aporta a energia requerida para a manutenção do organismo e para o exercício das atividades ordinárias do ser humano. Sofrem de desnutrição os indivíduos cujos organismos manifestam sinais clínicos provenientes da inadequação quantitativa (energia) ou qualitativa (nutrientes) da dieta ou decorrentes de doenças que determinem o mau aproveitamento biológico dos alimentos ingeridos.
  • Desigualdades raciais na educação- Apesar de evidenciar o maior acesso da população negra à educação, os dados provam que a desigualdade racial nesse setor ainda é grande. As desigualdades raciais na educação é uma realidade que precisa ser reparada com extrema urgência, pois refletem no mercado de trabalho e conseqüentemente nos rendimentos dos negros. Além da ampliação do acesso a escola, as políticas públicas voltadas para a inclusão da população negra garantem o acesso à educação e aumenta a diferença entre essa classe de pais e filhos.
  • Mulheres negras e o mercado de trabalho- A discriminação com a mulher negra no mercado de trabalho é visível quando se analisam dados como o salário e o número de vagas ocupadas por elas.

    O salário médio da mulher negra com emprego formal, por exemplo, é menos da metade do que o salário de um homem branco. A situação da mulher negra no Brasil de hoje manifesta um prolongamento da sua realidade vivida no período de escravidão com poucas mudanças, pois ela continua em último lugar na escala social e é aquela que mais carrega as desvantagens do sistema injusto e racista do país. Inúmeras pesquisas realizadas nos últimos anos mostram que a mulher negra apresenta menor nível de escolaridade, trabalha mais, porém com rendimento menor, e as poucas que conseguem romper as barreiras do preconceito e da discriminação racial e ascender socialmente têm menos possibilidade de encontrar companheiros no mercado matrimonial.


Na minha cidade pude observar que acontecem muitos casos como no fichamento de desigualdades raciais, pois em minha cidade existem muitas pessoas de baixa renda onde são negras, que não tem uma educação boa por falta de condições, não trabalham, pois o mercado de trabalho em minha cidade, não tem como contratar muitas pessoas, pois é uma cidade pequena, no Maximo essas pessoas negras conseguiriam uma casa de família para trabalhar e homens nas lavouras de café ou ajudante de pedreiro. É muito difícil, a renda dessas pessoas, a maioria vive de bolsa família ou bolsa escola. Existe um bairro de minha cidade onde nela a maioria é negra, e todos chamam o lugar de favela, porque a maioria é negra e pobre, isso para mim é um grande preconceito

Uma idéia em relação à desigualdade racial seria em que a população se unisse, onde não descriminasse o próximo, pois somos todos iguais, mesmo sendo pobre, rico ou negro e branco, nada desse preconceito vai levar o ser humano a lugar nenhum somente humilhar o outro.
Deveria ter mais palestra ou até mesmo alguma matéria relacionada ao preconceito e a desigualdade mostrando a essas crianças um futuro mais promissor do bem, e de muito respeito ao próximo. Deveria ter uma conscientização maior em relação à desigualdade racial na sociedade, assim ajudando a população, com palestras em escolas, mas nesse contexto tendo pais e filhos e em empresas aplicando para os funcionários o direito de qualquer cidadão poder viver com dignidade e respeito.
Na minha cidade tem um caso muito real a esse tema, num determinado comercio existem mais de dez funcionários desses dez três são negros, e desses negros, dois pegam no pesado e o outro lava banheiros. Conheço também uma família que proibiu o filho de namorar, porque a menina era negra e pobre, pior disso tudo, ele também era negro e pobre, nisso fica uma pergunta, será que ele não se deu conta que ele também é negro e poderia acontecer o mesmo preconceito com ele,talvez ele tem consciência disso e não acha que todos nós somos iguais, onde todos cometem erros, mas o que esta em jogo não é o que a pessoa representa qual seu caráter, e sim sua cor e sua pobreza que vale para ele.
Ser negro não é uma doença, e sim ser pessoa de caráter e que sabe honrar a nossa cultura que é muito rica e tudo isso se dá por conta dos negros, são eles que dão vida ao nosso país.


Referências bibliográficas

http://www.espacoacademico.com.br/ MARIA NILZA DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário