O MUNDO É UM MOSAICO DE PONTOS DE VISTA. APRENDEMOS MUITO COM OS PONTOS DE VISTA DOS OUTROS, E PERDER NEM QUE SEJA UM PEDAÇO DESSE MOSAICO É UMA PERDA PARA TODOS NÓS.
(DAVID CRYSTAL)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

TESTE

Teste: você é racista?




A noite já estava quase completamente instalada quando rumei em direção a meu carro para comparecer a algum compromisso que a memória nem sabe me dizer exatamente qual foi. O carro não estava na garagem, estava estacionado na rua, em frente ao prédio.

Ao andar em direção ao automóvel, percebi que um homem se aproximava de mim, na escuridão. Anos de paranóia me prepararam para momentos como esse e, rapidamente, abri o carro e me sentei no banco do motorista.

Logo que me acomodei e olhei pelo retrovisor, pude notar o candidato a meliante que se aproximava. Me lembro apenas que usava boné e era negro. Vinha em direção ao carro um tanto afoito e pude reparar que tinha intenção de me pedir alguma coisa.

Não tive a menor dúvida de que era fria – não necessariamente um assalto – e toquei o carro quando ele quase já conseguia tocar no vidro.

Moro num “bairro nobre” normalmente tranquilo e com diversos relatos de violência. Já tive, inclusive, o som de meu carro roubado por duas vezes. Dentro da garagem do prédio. Todo cuidado é pouco. Entretanto, diante da situação e dos detalhes(especialmente sobre a pigmentação do cidadão que procurava me abordar) muitos teriam classificado minha reação como racista. Discordo. Mas não custa levantar a questão: fui racista?

É claro que não. Tivesse sido um branco no lugar do preto, teria picado a mula de qualquer forma. Tivesse sido uma mulher grávida eu teria corrido. Talvez ficasse no lugar se o cidadão fosse um japonês, porque simplesmente não existem mendigos ou bandidos japoneses(a não ser os membros e chefões da Yakuza, máfia japonesa, mas esses tem a área de atuação mais concentrada no Japão).

Porém, a dúvida, de uma maneira mais abrangente, me abateu: sou racista? Sei a resposta para a pergunta, mas acho importante a reflexão. Pense, você que está lendo, é racista?

Independente do que você acha, sugiro que faça o teste abaixo para descobrir. Ele foi desenvolvido por especialistas de todas as cores para identificar seu grau de racismo. ATENÇÃO: quando digo que os especialistas são “de todas as cores” não significa que eles são “coloridos”(leia-se “bichas loucas”).

Esse teste foi criado em 2009 pelo Ministério de Cultura e Assuntos Raciais(CRMM) dos Estados Unidos com a ajuda de professores e alunos da Universidade de Columbia, em Nova York, para identificar o grau de segregação e diferença entre preconceitos e conceitos raciais do povo norte-americano. Seus resultados estão sendo estudados por diversas autoridades e agências de inteligência e serão transformados em documentário pelo cineasta Spike Lee.

São dez questões de múltipla escolha. Assinale apenas uma opção por questão.

Após cada questão está um esclarecimento sobre a pergunta, para que se reflita bastante sobre a resposta escolhida, educando o aluno desde o início e identificando os possíveis focos de racismo. Pontuação no final.

———————————————————————————————

Questão 01. Uma mulher vai até a delegacia chorando e antes que possa ser atendida desmaia e cai no chão. Ela apresenta sinais de violência física. Com muita dificuldade e bastante transtornada, ela conta aos policiais que foi estuprada. O estuprador em questão era:

a) afro-descendente

b) negro

c) preto

d) negão

e) mais ou menos da cor daquele cara do “Casseta & Planeta”

A questão é uma pegadinha. Pelo fato da mulher ter chegado andando, sozinha à delegacia, sem ninguém levando-a até lá, é porque já era tarde de noite e poucas pessoas estavam na rua, ou seja, a escuridão da situação tornaria o estuprador invisível. A resposta certa seria letra “e” uma vez que o “Casseta & Planeta” é formado por seis brancos, um preto, uma mulher e uma bicha e possibilita mais formas de defesa do que de acusação de racismo.

Questão 02. A afirmação “tudo igual é um caminhão cheio de japonês” é ofensiva para:

a) japoneses, por serem considerados todos iguais


b) caminhoneiros, por serem acusados de contrabando de imigrantes ilegais


c) pretos, por terem sido substituídos por japoneses na piada

d) sul-coreanos, que também são todos iguais mas não tem a mesma exposição dos japoneses

e) carecas

Eu aposto que você escolheu a letra “b”, pois se trata da opção aparentemente mais segura. Mas, se você olhar atentamente, está errado. Ela não apenas insinua que caminhoneiros realizam o serviço de transportar imigrantes como ainda julga os japoneses do caminhão como sendo ilegais. O que tem de errado em um bando de japoneses sentirem vontade de, todos juntos, dar uma voltinha de caminhão? Talvez eles gostem do vento refrescante. As opcões “c” e “d” seriam corretas, pois mostram que você apresenta grande apreço pela inclusão das mais variadas raças no contexto da questão.

Questão 03. Um homem negro se casa com uma mulher japonesa. Eles têm um filho. A criança será:

a) afro-asio-descendente

b) um “japreto”

c) um ninja que joga futebol pra caramba

d) viciado em sexo e vencedor de 71 títulos do PGA Golf Tour


e) que cor que fica quando se mistura amarelo com marrom?


Duas palavras e um nome: Tiger Woods. Letra “d” é a alternativa correta, simplesmente porque aconteceu de verdade. Letras “a” e “b” não estão completamente erradas, já que não existe uma nomenclatura oficial para a mistura de um japonês com um negro e qualquer uma das duas opções, quem sabe, poderia ser a escolhida. Se você optou por “c” você é muito racista e gosta de esteriotipar os outros. Além do mais, se trata de algo impossível de acontecer, em vista de que existem pouquíssimos ninjas negros e japoneses são péssimos jogadores de futebol. Letra “e” é apenas errada, muito errada… você não pode responder uma pergunta com outra pergunta.

Questão 04. Um albino caminha por uma calçada. À sua frente, um pintor pinta a janela de um prédio de preto. Quando o albino passa por debaixo da janela, o pintor derruba a tinta, que cai bem na cabeça do albino. Completamente coberto de tinta preta o albino ficou:

a) sujo e nojento

b) cinza

c) afro-descendente

d) do mesmo jeito, pois se Deus quisesse que albinos fossem pintados ele mesmo teria feito o serviço


e) triste por ter estragado o terno novo

Essa é a questão mais fácil de todo o teste. Alternativa “a” é a correta. Afinal, tinta é uma substância pegajosa e difícil de limpar. Não seria possível nem apertar a mão do pobre albino sem se sujar todo e o próprio infeliz teria muito trabalho sob água e sabão para desfazer o estrago. Opção “e” seria a menos errada, a seguir, pois dá credibilidade e dignidade ao albino, enquanto as três outras opções são muito, muito erradas. Afinal de contas, se Deus pudesse pintar os albinos, não pintaria de preto. Os olhos vermelhos combinam mais com azul.

Questão 05. Morgan Freeman interpreta Nelson Mandela em Invictus, novo filme de Clint Eastwood. A escolha foi perfeita para o papel porque Morgan Freeman:

a) preto

b) velho

c) adorável, com sua voz calma de vovó sábia e suas sardinhas fofinhas

d) um grande ator

e) namorado de Clint Eastwood

Se você respondeu letra “e” peço, ou melhor, ORDENO que pare de fazer o teste e nunca mais volte a este site! Erradíssimo!! Está desclassificado! A opção correta é letra “a”. Sim, letra “a”! Um ator ruim também poderia interpretar o papel de Mandela. O fato de Freeman ser adorável não automaticamente o credencia para ser Mandela em um filme. Um ator mais jovem poderia se tornar Mandela graças a maquiagem. Mas nunca, nunca se poderia usar maquiagem em um ator, digamos, branco para que ele pudesse representar Mandela, o que ele significa para o povo negro. Não existe modo do papel ser interpretado por um japonês ou um albino. Mesmo que se jogasse uma lata de tinta preta em cima dele.

Questão 06. Qual das celebridades abaixo você admira mais?

a) Osama Bin Laden

b) Sadam Hussein


c) Obama Hussein


d) Idi Amin

e) Bandido da Luz Vermelha


Resposta correta: letra “c”. Passou o olho rápido, escolheu o Luz Vermelha porque era “menos pior”? Isso só pode ser explicado pelo fato de você não conhecer o sobrenome do Presidente Barack Obama. Se ele fosse branco, você conheceria? Racista!!

Questão 07. Judeus são muito bons para:

a) fazer dinheiro

b) usar aqueles cabelinhos enrolados

c) inalar gás letal

d) quebrar pedras

e) sorrir

Se você respondeu letras “c” ou “d” isso quer dizer que você é, em pleno século XXI, um nazista da melhor tradição alemã, o que é bem preocupante. Sério, procure ajuda. E considere-se proibido de consumir qualquer tipo de entretenimento vindo de Hollywood. Opção “e” é sim muito singela, mas é tão errada e preconceituosa quanto a opção “a”, afinal de contas não é a raça que determina o quão belo é seu sorriso ou o quão bom você é em fazer dinheiro. A opção correta é a letra “b”, pois de todas as raças, como é que só os judeus tem aqueles macarrõezinhos de cabelo saindo debaixo dos chapéus?

Questão 08. Uma Guerra Mundial, na sua opinião, significa:

a) todo mundo se juntando pra matar alguns amarelos

b) pretos matando pretos num país de pretos no continente preto

c) a Segunda Grande Guerra. Malditos judeus… Heil Hitler!!

d) oportunidade de fazer piadas sobre camuflagem com negros e albinos

e) que lutarei do lado que me pagar mais

Essa é tão fácil que eu nem vou falar com é a certa(letra “d”). Quando você luta na guerra, tem que fazer que é de brincadeira, para que tudo vire uma grande confusão e o período seja divertido e badernoso como em M*A*S*H. Se você ficar encarnado em matar, matar, matar logo a situação vira um Platoon e é tudo tristeza. Não, letra “e” não está correta, pois só porque você é um mercenário vendido não significa que não seja racista.

Questão 09. Se você pudesse pertencer a outra raça que não a sua, qual das citadas abaixo você escolheria?

a) asiáticos

b) mexicanos

c) carecas

d) negros

e) índios

Se você escolheu qualquer letra, você é racista! Primeiro porque muitas das opções não são nem raças e segundo porque ao escolher uma das alternativas você está excluindo outras quatro, o que faz de você um péssimo habitante para o nosso querido, acolhedor e amoroso planeta Terra.

Questão 10. De que cor é o racismo?

a) amarelo. E tem olhos puxados, sorri muito e luta caratê

b) amarelo. E come cachorro

c) preto. Porque se é ruim, é preto

d) branco-alemão-careca. Porque se é ruim, é preto

e) amarelo. Qualé, eles têm uma bomba atômica…

A essa altura do questionário você talvez já tenha pegado a manha de responder as questões. Dessa forma, deve saber a resposta certa… ou não!! Mas já deve saber… e essa resposta é a letra “d”. Afinal de contas foram esses caras que inventaram o modelo de racismo seguido pelos jovens cabeçudos do século XXI. Não são amarelos, nem pretos, nem amarelos nem os outros amarelos. Medalha de ouro pra alemãozada!! Êêêêêêêê!! Até dá vontade de esquecer aquele negócio todo de nazismo. Mas peraí, isso não é pra ser bom… ou é? Nem lembro mais… alguém entendeu?

Confira sua pontuação abaixo:

—————————————————————————————–




Questão 01: a) 5 b) 5 c) 5 d) 5 e) 0

Questão 02: a) 5 b) 10 c) 0 d) 0 e) 5

Questão 03: a) 3 b) 3 c) 10 d) 0 e) 10

Questão 04: a) 0 b) 10 c) 10 d) 10 e) 3

Questão 05: a) 0 b) 5 c) 5 d) 5 e) DESCLASSIFICADO

Questão 06: a) 10 b) 10 c) 0 d) 10 e) 10

Questão 07: a) 5 b) 0 c) 10 d) 10 e) 5

Questão 08: a) 10 b) 10 c) 10 d) 0 e) 5

Questão 09: a) 10 b) 10 c) 10 d) 10 e) 10

Questão 10: a) 10 b) 10 c) 10 d) 0 e) 10

Classificação

De 0 a 4 pontos: você não fez o teste ou não teve paciência para contar pontos

De 5 a 30 pontos: desempenho fraquíssimo. Você definitivamente não é racista, não importa o quanto tenha tentando.

De 35 a 70 pontos: ha-há! Você gosta de pensar que não é racista, mas o justíssimo sistema de pontos não deixa dúvidas de que você é um anti-alguma coisa bastard!! Se conseguiu 70, parabéns, já dava pra passar de ano(caso a escola fosse um teste de racismo).

De 75 a 100 pontos: se jogar videogame ensinou alguma coisa para todos nós, é que é bom fazer muitos pontos(e que comer cogumelo deixa a gente grandão). Sendo assim, congratuleichon! A notícia ruim é que você é MUITO racista, mas com uma pontuação alta, o céu é o limite. Sinta-se livre para comemorar os resultados do teste com seus amigos da raça superior.

POSTADO POR: POLIANA RODRIGUES DOS SANTOS.
ACESSO EM :22/11/2011
DISPONIVEL EM: http://blogdotitan.wordpress.com/2010/01/28/teste-voce-e-racista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário