O MUNDO É UM MOSAICO DE PONTOS DE VISTA. APRENDEMOS MUITO COM OS PONTOS DE VISTA DOS OUTROS, E PERDER NEM QUE SEJA UM PEDAÇO DESSE MOSAICO É UMA PERDA PARA TODOS NÓS.
(DAVID CRYSTAL)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Iniciativa

Educação das relações étnico-raciais é tema de seminário


 
     Professores e pedagogos da rede pública municipal de educação de Cachoeiro de Itapemirim participam nesta quinta-feira (17) do 2º Seminário das Relações Étnico-Raciais e Afro-Brasileiras. O objetivo do evento é promover reflexão e debates entre os educadores sobre assuntos que ajudem na construção de um currículo escolar que compreenda a diversidade étnico-racial.

    O seminário será realizado a partir das 14h, no Centro de Capacitação dos Professores da Educação Básica “Dirceu Cardoso, o Cecapeb, em Morro Grande.

    O tema do evento é “O currículo e a perspectiva de aprendizagem étnico-racial”. Os educadores participantes atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Eles vão assistir a palestras sobre “Valorização da cidadania étnico-racial”, “Novo olhar sobre o pluralismo cultural” e “Educação Infantil e a formação identitária”.

   O seminário é mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizada em atenção à lei 10.639/2003, que propõe diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira em escolas públicas e particulares.

 Em maio deste ano, o município também formalizou sua Comissão de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro), que atua na formação de professores da rede e contribui para intensificar a presença desses conteúdos nos currículos escolares. A comissão é formada por professores e pedagogos, além de membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e representantes de comunidades quilombolas.

 Publicada em 16/11/2011 às 13:19

Disponível em: http: Educação
Acesso em: 16 nov. 2011

Por: Arine R. Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário